Nossa História

 
HISTÓRICO
A área de terras onde hoje se encontra o Município de Ourizona pertencia entre os anos de 1945 a 1947 a COMPANHIA  MELHORAMENTOS NORTE DO PARANÁ.
Sua colonização efetivou-se a partir de 1948 quando foram vendidas aos Senhores NICOLAU NASSER e HERMENEGILDO CALVO, partes desta área.
O primeiro destes dois colonizadores se instalou na parte mais alta do atual Município e com 300 alqueires de terra (localizada na atual gleba Condor), dividiu sua propriedade em plantação de café e a realização de um sonho, a fundação de uma cidade.
Sua fazenda chamava-se “Ourizona”, nome que segundo este provinha de zona de café, considerado o café na época “Ouro Verde”, NASSER adicionou o termo ouro (que simbolizava riqueza) a própria denominação dada ao aglomerado de pés de café (zona do café) e assim se formou o ilustre de OURIZONA.
A partir da divisão NASSER passou vender  vários lotes, pois as boas rendas obtidas através da fertilidade do solo se espalharam pela região.
Do outro lado mais baixo do atual Município, HERMENEGILDO CALVO comprou 500 alqueires, plantou café numa determinada região e na outra parte também fazia loteamentos e mais tarde se associou a outro fazendeiro o Senhor LAZARO DE LIMA  e deram conclusão ao povoamento desta outra parte do atual Município.
Entusiasmados estes pioneiros doaram terrenos para formação de Escolas, Praças, Campo de Futebol e demais órgãos de caráter público.
Estes se dedicaram ao Maximo para a formação, um exemplo concreto deste é o Senhor NICOLAU NASSER que durante muito tempo forneceu energia elétrica para toda a Cidade ( a inauguração da luz no Município ocorreria em 1961).
Na verdade existiam dois núcleos iniciais, de um lado de Ourizona (NICOLAU NASSER) e de outro lado Brazilândia (HERMENEGILDO CALVO), mais tarde se desenvolveu outro pequeno foco a Vila Condor (LAZARO DE LIMA) e todos estes pertenciam ao novo Município de Mandaguaçu e curiosamente existia até varias espécies de rivalidade entre estes.
Devido a esta rivalidade entre os fundadores, o povoado de Ourizona teve o seu devido desenvolvimento comprometido, vindo a prosperar somente após a criação do Município, em julho de 1960.
Lembrando-se ainda que o movimento visasse a emancipação se  iniciou em 1958, e teve como propulsores os Senhores: NICOLAU NASSER, DR. PAULO BITTENCOURT, BENEDITO BIAZZI, JOSE VIEIRA JUNIOR e DR. ANTONIO AZEVEDO (1º Prefeito eleito), e ainda teve a participação de ilustres políticos como: MOYSES LUPION (Governador), TULIO VARGAS (Dep. Estadual) e RENATO CELIDÔNIO (Dep. Federal).


FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA.

Elevado à categoria de Município e distrito com a denominação de Ourizona, pela lei Estadual n.º 4.245, de 25 de julho de 1960, desmembrando-se de Mandaguaçu. Sede no atual distrito de Ourizona (ex-localidade), constituído do distrito sede, instalado em 19 de novembro de 1960, e sua divisão territorial datada em 31/XII/1963.